Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de maio de 2011

SOJA BENEFÍCIOS

SOJA
A soja é uma pequena maravilha do reino vegetal, proporcionando inúmeros derivados alimentícios ricos em nutrientes saudáveis e cujo feijão também é conhecido como "grão milagroso".
Domesticada pelos chineses há mais de cinco mil anos, a soja é um dos alimentos mais completos e versáteis que o homem conhece. Considerada um alimento funcional, fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios para a saúde.
No Brasil, apesar de o país ser um dos maiores produtores mundiais de grãos de soja, o consumo da soja praticamente se restringe ao óleo. Vários estudos têm demonstrado que o consumo de produtos derivados da soja está frequentemente associado com a redução do risco de inúmeras doenças, tais como câncer de esôfago, pulmão, próstata, mama e cólon retal, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, mal de Alzheimer e sintomas da menopausa (BARNES, S; KIM, H. & XU, J., 1999; STEINBERG, P., 1996).
Estudos demonstram que, além de possuir alto valor nutricional, a soja auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes. Veja como ela pode agir em nosso corpo:
Alimentação natural é... mais saúde!
  • Coração: a ingestão de proteína de soja reduz a taxa do mau colesterol (LDL). As gorduras predominantes no grão de soja são as poliinsaturadas e as monossaturadas, que não provocam obstrução de artérias.
  • Mama e próstata: os fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino, reduzem o risco de câncer de mama e de próstata.
  • Ossos: os fitoestrógenos podem aliviar sintomas decorrentes da falta de hormônios na menopausa e retardar a osteoporose.
  • Intestino e pâncreas: suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue de diabéticos.
O efeito anticarcinogênico da soja é atribuído aos inibidores da protease, porém as isoflavonas parecem ser os mais proeminentes anticarcinogênicos da soja. Os outros benefícios além dos correlacionados com a sua ação contra o câncer derivam principalmente da sua ação antioxidante, protegendo o organismo contra os danos celulares que levam ao envelhecimento. O teor de isoflavonas varia segundo a cor da soja, a parte morfológica da mesma (cotilédone, hipocotilédone e casca), a variedade (fatores genéticos) e as condições ambientais de cultivo (temperatura, umidade e solo).
Extrato de soja líquido (leite de soja) Queijo de soja (tofu)
Fontes:
1. Dr. João Roberto D. Azevedo
2. Korea Research Institute of Bioscience and Biotechnology (KRIBB), Dong Koo YIM
3. Departamento de Tocoginecologia, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP, Kyung Koo HAN, Manoel Baptista C. GIRÃO, Edmund Chada BACARAT
4. Departamento de Engenharia de Alimentos, FEA, UNICAMP, Cristiane Vieira FERREIRA
As dietas ricas em fibras e com baixos teores de gorduras saturadas, aliadas a exercícios  físicos e a um estilo de vida saudável, podem auxiliar no controle da obesidade e proteger contra doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes. Alimentação natural é... mais saúde! A soja e seus derivados têm importante participação nesse quadro, pois são ricos em proteínas de alta qualidade, minerais (ferro, cálcio, fósforo, potássio...) e vitaminas do complexo B.
São inúmeras as pesquisas realizadas pela área médica no Japão, na China, nos Estados Unidos e na Europa que comprovam cientificamente os benefícios da soja na prevenção de doenças crônicas.
COLESTEROL
Os altos níveis de colesterol sanguíneo e do LDL-colesterol estão associados às doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e arteriosclerose.
Pesquisas da American Heart Association - AHA (Associação Americana do Coração) têm demonstrado que a ingestão de proteínas de soja reduzem as taxas de LDL-colesterol.
Alimentação natural é... mais saúde! Pacientes acompanhados durante quatro semanas por médicos da AHA e que tiveram a adição de proteínas da soja nas suas dietas - sem outra alteração - apresentaram uma redução nos níveis de LDL-colesterol em torno de 30%.
Assim, a introdução de pequena quantidade de proteína de soja na dieta diária (cerca de 20g que equivalem a 50g de grãos) é suficiente para deixar o nosso sangue e coração em forma.
CÂNCER
Os grãos de soja contém um composto singular denominado genisteína, também chamado de fitoestrógino ou hormônio vegetal, que possui uma ação estrogênica moderada, a qual atua na prevenção de cânceres relacionados com o estrogênio.
Alimentação natural é... mais saúde! Pesquisas realizadas no Japão, nos Estados Unidos e na Europa têm mostrado que a ingestão diária de alimentos à base de soja como, por exemplo, o tofu (queijo de soja), missô, natto e tempe (especialidades da cozinha oriental) reduzem os riscos de cânceres de mama e de próstata em 50%.
A soja e seus derivados também possuem uma ação preventiva quanto aos cânceres de cólon, reto, estômago e pulmão. Para que os tumores aumentem de tamanho, é necessário o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos. O bloqueio desse processo é visto como uma maneira potencialmente importante para controlar o câncer. A genisteína inibe a formação desses vasos e, conseqüentemente, o desenvolvimento dos tumores cancerígenos.
OSSOS
Com o envelhecimento, a perda de cálcio aumenta numa taxa crescente, resultando na osteoporose. Na menopausa, esse processo se agrava com a deficiência hormonal ovariana. Devido à sua ação estrogênica, a genisteína da soja pode auxiliar a manter a estrutura óssea.
Exames de densiometria óssea comprovam que o consumo de soja retarda a osteoporose decorrente da idade, como também reduz significativamente a perda óssea total.
DIABETES
As fibras da soja exercem importante papel na regulação dos níveis de glicose no sangue, pois retardam a sua absorção. Essa redução na velocidade de absorção da glicose auxilia no controle da diabetes.
OUTRAS DOENÇAS
Há evidências de que o consumo de soja tem um efeito positivo no controle de outras doenças como hipertensão, litíase (cálculos biliares) e doenças renais.
Alimentação natural é... mais saúde! SABOR E SAÚDE
Entretanto, um único alimento não impedirá a manifestação de doenças, pois não é só de pão ou de soja que vive o homem. Porém a adição desse "grão sagrado" à dieta, em conjunto com um estilo saudável de vida, promoverá um aumento nas chances de prevenir doenças.
http://www.sojamac.com.br/soja-beneficios.htm
 
 

INHAME, CAFÉ, LINHAÇA, GÃO DE BICO : BENEFÍCIOS

                                                 INHAME 
Eu já conhecia o inhame para limpeza do sangue em caso de espinhas, furúnculos, coceiras e vários tipos de enfermidades cutâneas. O que eu não sabia era que o inhame também pode se usado para prevenção e tratamento da dengue. Minha intenção em divulgar essa importante dica, não é para que todos saiam as loja atrás do inhame, mais que plantem em um pouquinho de terra e que proteja a sua familia de vários males. O agrônomo Élson Soares dos Santos é um dos maiores especialistas em inhame do país, tem até livro publicado sobre o assunto e fala sobre o cultivo. “O inhame pode ser cultivado em qualquer parte do Brasil. Cozido em água, está presente nas mesas nordestinas desde o café da manhã até p jantar. É um alimento rico em vitaminas do complexo B, em minerais e é uma boa fonte de carboidratos. * O TRATAMENTO NATURAL é comer inhame. Comer inhame em vez de batata,duas ou três vezes por semana, previne contra dengue. Em situações de Homeopatia: * O INHAME LIMPA O SANGUE.

CAFÉ 


Benefícios do Café (fonte: ABIC)
O café possui uma série de substâncias, entre elas a cafeína, que se consumida moderadamente não traz qualquer prejuízo ao organismo. Outras substâncias importantes presentes no café são as lactonas , que atuam de forma benéfica no cérebro.


• Café e atenção – a falta de atenção numa aula, além de causar sonolência, prejudica o aprendizado. O consumo do café ativa o sistema de vigília e eleva a atenção para em torno de 90%

• Café e memória – o consumo regular de 4 xícaras de café pode aumentar a capacidade de atenção e de formação da memória.

• Café e depressão - o consumo de 4 xícaras de café diminui a incidência de depressão e suicídio na população, conforme estudo feito nos EUA em 128.934 pessoas no período de 10 anos.

• Café e tabagismo – estudos mostram que quando fumantes tomam pelo menos 4 xícaras de café de 50ml por dia o número de cigarros fumados cai pela metade.

• Café e álcool – o consumo diário de 4 xícaras de café de 50ml previne os efeitos negativos de 40g de álcool sobre o cérebro humano.

• Café e sexo - estudos nos EUA mostram que o interesse pelo sexo e pela atividade sexual é maior entre as pessoas que bebem diariamente café.


Café e Saúde
Café e composição químicaO café não é só cafeína.
A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substâncias que estão presentes no café e pensa que o café contém apenas ou principalmente cafeína.
Grande engano.
O café possui apenas 1 a 2,5 % de cafeína e diversas outras substâncias em maior quantidade. E estas outras substâncias podem até ser mais importantes do que a cafeína para o organismo humano.
O grão de café (café verde) possui além de uma grande variedade de minerais como potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), zinco (Zn), Cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (Ni), cobalto (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cádmio (Cd); aminoácidos como alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina; lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres , açúcares como sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos. Adicionalmente o café também possui uma vitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3 , PP ou "Pelagra Preventing" do inglês) e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos, na proporção de 7 a 10%, isto é, 3 a 5 vezes mais que a cafeína.

Café e dependência
O café não causa vício, mas sim um hábito saudável, como o exercício.
Uma das principais críticas das pessoas que não gostam ou que ainda possuem preconceito contra o café é de que a bebida causa dependência. Talvez seja pela água que o café possui.
Pois caso uma pessoa seja colocada numa sala com alimentos, mas sem água por uns poucos dias, ela reclamará a falta da água. E apresentará sinais de dependência da água. Boca seca, sede intensa, apatia, prostração e fraqueza são sinais iniciais da falta de água. A seguir podem surgir delírios, alucinações e alterações do comportamento. A pessoa lentamente fica confusa e perde a consciência. A seguir entra em coma e morre.
A primeira coisa que cada ser humano faz ao nascer é se tornar dependente químico. Ao respirar pela primeira vez o recém nascido torna-se dependente do oxigênio

Muita polêmica está sendo levantada sobre a bebida mais consumida no mundo, o café. No entanto, pouca gente sabe que o consumo de doses moderadas dessa bebida pode trazer muitos benefícios à saúde do homem, além do prazer da degustação. Estudiosos já consideram o café como um alimento funcional, que previne doenças, ou até mesmo nutracêutico, que proporciona benefícios tanto para manter a saúde quanto para tratar doenças.
DSC 4994 freedigitalphotos Benefícios do café para o organismo humano  “Na verdade, o que é prejudicial para a saúde são os excessos”, explica Camila Lemos, nutricionista especializada em nutrição esportiva. “O café é rico em sais minerais, como potássio, cálcio, zinco, ferro e magnésio, vitamina B, uma grande quantidade de ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais e nutrientes que ajudam na prevenção da depressão. Também é rico em bioflavonoides e polifenóis, que normalizam as funções celulares, tratando e protegendo as células contra o envelhecimento”, completa.
Estudos recentes indicam que algumas substâncias presentes no café podem ajudar na prevenção de demências e do mal de Alzheimer, diz a especialista. Outro estudo indica, ainda, que a cafeína retarda a deterioração mental em mulheres idosas. A bebida ainda atua sobre a memória de portadores de doenças degenerativas, pois a cafeína age como estimulante do sistema nervoso central.
“A frequência de ingestão, os hábitos alimentares, o estilo de vida e a predisposição genética do indivíduo para o desenvolvimento de algumas doenças poderão influenciar os efeitos do café na saúde”, diz Camila. Os impactos positivos do café sobre o organismo humano parecem superar os negativos, no entanto, não se deve ultrapassar a dose recomendada, finaliza.
Os estudiosos já consideram o café como um alimento funcional, que previne doenças, ou até mesmo nutracêutico. Foto:Getty Images
O café é uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo. São poucas as pessoas que não degustam ao menos uma xícara logo pela manhã para acordar, depois do almoço ou durante o expediente. No entanto, pouca gente sabe que doses moderadas da bebida podem trazer muitos benefícios à saúde, além do simples prazer da degustação.

VEJA TAMBÉM:
Cosméticos feitos com grãos de café são novidade no segmento da beleza

Os estudiosos já consideram o café como um alimento funcional, que previne doenças, ou até mesmo nutracêutico, ou seja, proporciona benefícios tanto para a manutenção da saúde como também para fins terapêuticos, incluindo o tratamento de doenças.

E não é só de cafeína que o café é composto. Ele ainda é rico em sais minerais, como potássio, cálcio, zinco, ferro e magnésio, contém vitamina B, umas grande quantidade de ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais e nutrientes que ajudam na prevenção da depressão e suas consequências, tais como o tabagismo, alcoolismo e consumo de drogas. Essas substâncias estão presentes em uma proporção de 7% a 10%, isto é, de 3 a 5 vezes mais que a cafeína, com um índice que vai de 1% a 2,5%.

Ele não é composto apenas por cafeína; ainda contém sais mineirais, vintaminas e antioxidantes. Foto:Getty Images
Os especialistas recomendam o consumo de 3 a 4 xícaras diárias de café, o que representa cerca de 500 mg de cafeína, o que estimula a atenção, concentração, memória e aprendizado. O consumo diário e moderado pelos adultos pode ainda auxiliar no combate à depressão, a quarta maior causa de morte no mundo nos dias atuais, que pode chegar a ser a segunda até 2020, conforme informações da OMS.

Estudiosos da Universidade de Harvard também concluíram que o consumo de cerca de 6 xícaras de café por dia pode diminuir risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2 em 28%, devido aos antioxidantes, que ajudam a controlar o dano causado às células que contribuem para o desenvolvimento da doença. Os antioxidantes, aliás, também são substâncias que combatem a temida celulite. Um estudo feito na Universidade de Vanderbilt provou que homens que bebem café regularmente previnem-se em 80% do desenvolvimento do mal de Parkinson. A bebida ainda reduz o colesterol, auxilia no combate de doenças coronárias, no processo de emagrecimento e na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de cólon e o do reto.

O café traz benefícios à saúde, mas deve ser consumido moderadamente. Foto:Getty Images
Existem ainda estudos recentes que indicam que algumas substâncias presentes no café podem ajudar a prevenir demências e o Alzheimer. A revista médica norte-americana Neurology indica, ainda, que a cafeína retarda a deterioração mental em mulheres idosas. A bebida atua sobre a memória de portadores de doenças degenerativas porque a cafeína age como um estímulo no sistema nervoso central.

Colocando na balança, os impactos positivos do café parecem superar os negativos, no entanto, deve-se consumir no máximo 6 xícaras da bebida por dia, para não haver saturação de cafeína. O café feito em casa tem de ser ingerido até 15 minutos depois de coado, senão, oxida.

Manuela Casali Cordeiro
Redação

-
http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~18777~n~os+beneficios+do+cafe.htm
LINHAÇA

Um alimento funcional é aquele que produz benefício específico à saude, a capacidade física e ao estado mental, além da nutrição básica.  A  LINHAÇA é um alimento que se enquadra nestes requisitos.             A LINHAÇA  atua no sistema cardiovascular reduzindo riscos de doenças, ajuda na renovação celular, estimula a produção de prostaglandinas que auxiliam na circulação sanguínea e remove o excesso de sódio nos rins, diminue a retenção de líquidos e reforça o sistema imunológico. Estas ações se dão através do ômega 3 e 6 que são parte da composição da semente. A semente de linhaça possui vitaminas A, E, B6, B1 e B12 e os minerais sódio e potássio e o fitoestrógeno que atua como hormônio reduzindo os efeitos da menopausa.
          A linhaça pode contribuir indiretamente no processo de emagrecimento, já que possui grande quantidade de fibras proporcionando uma sensação de saciedade e contribuindo também para a melhora do trânsito intestinal. O consumo de linhaça recomendável é de 3 colheres de sobremesa ao dia da linhaça triturada e misturada nas principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Ela também pode ser consumida inteira, como semente. Mas, só terá o benefício da fibra já que sua casca é resistente ao suco gástrico do estômago. Portanto, a melhor forma de consumir a linhaça é triturada para obtermos a liberação do seu óleo.
             Uma ótima sugestão do uso da linhaça é misturar com iogurtes, sucos, vitaminas, frutas ou no preparo de alimentos como pães.
            Estudos confirmam que o consumo de linhaça reduz o colesterol e a pressão arterial confirmando seu efeito cardioprotetor. Também possui efeito anti-inflamatório podendo ser utilizada no tratamento de artrite e dermatite. Auxilia no tratamento da depressão, melhorando as funções mentais em idosos, atua na diminuição dos sintomas da TPM e diminui o risco de diabetes pois controla o nível de glicose sanguínea. Enfim, são inúmeros benefícios…
         A linhaça é um alimento que pode ser consumido por qualqur pessoa, não tem contra-indicação. Mas, por possuir ômega 3 em abundância é melhor ainda para pessoas obesas já que reduz de forma significativa a quantidade de gordura pelo efeito anti-oxidante e anti-inflamatório que tem, além de aumentar o trânsito intestinal.
 DEPOIS DESTAS DICAS, QUE TAL  ACRESCENTAR UM POUCO MAIS DE SAÚDE NO SEU DIA A DIA?
http://michellesaudeebeleza.com.br/?p=376

A linhaça  é um alimento rico em lignina e fitoestrogênio, substâncias que ajudam na redução do peso. Estudos comprovaram que mulheres que ingerem mais lignina possuem índice de massa corpórea (IMC) menor. Esta substância ajuda a reduzir o apetite e as células gordurosas.
A lignina é bastante conhecida para ajudar na redução dos tumores da mama. Foi comprovado que este composto atua na apoptose celular, matando as células defeituosas.
O segredo está na casca da linhaça que é rica em proteínas, minerais e vitaminas. Entre as vitaminas presentes na linhaça o destaque vai para a vitamina E, que contribui para evitar o envelhecimento precoce.
A linhaça é fonte de ácido graxo ômega-3 e ômega-6, contribuindo para a saúde do coração, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL), responsável pelo entupimento nas artérias.
Por ser fonte de fibras, a linhaça também ajuda o intestino a funcionar melhor.
Se você quer perder peso com saúde acrescente a linhaça nos sucos, iogurtes e leite. Para aproveitar integralmente os seus nutrientes o ideal é triturá-la. Evite guardá-la triturada por muito tempo pois ela pode perder os seus nutrientes.
A semente da linhaça pode ser consumida com pães e em saladas, fica uma delícia!
Não adianta consumir linhaça de forma exagerada, o excesso pode prejudicar a membrana das células e interferir na absorção dos nutrientes. O ideal é consumir duas colheres de sopa de farinha de linhaça ou 2 copinhos de café de linhaça por dia.

A pedidos, segue a DIETA DA LINHAÇA:

Como a linhaça é um dos alimentos mais ricos em fibras, irá ajudar a promover a saciedade já no café da manhã, fazendo com que a pessoa sinta menos fome durante o dia, o que irá fazer com que ela coma menos e consiga emagrecer.
Associada a uma dieta balanceada, com poucas calorias, a linhaça pode ajudar na redução do peso e no controle da hipertensão, diabetes e colesterol elevado.
O ideal é comer o farelo de linhaça, basta bater a linhaça no liquidificador e adicioná-la no iogurte, leite desnatado, suco de fruta ou frutas amassadas. A medida ideal para ser consumida durante o dia são duas colheres de sopa de farinha de linhaça (2 copinhos de café).
Exemplo de um cardápio:
Café da manhã: Vitamina de frutas ou iogurte com 1 colher de farelo de linhaça.
Lanche: Entre o café da manhã e o almoço tome muita água e coma uma fruta ou uma barra de cereais.
Almoço: Consuma saladas temperadas com limão, carnes grelhadas ou cozidas (dê preferência as brancas), legumes crus ou cozidos no vapor, arroz integral e grãos cozidos (feijão, por exemplo).  Uma outra opção é fazer um sanduíche com pão integral (com linhaça) com uma cenoura ralada, alface e peito de frango grelhado.
Lanche da tarde: Coma uma porção de gelatina, fruta fresca, seca ou em calda (sem a calda).
Jantar: Você pode substituir o jantar pela vitamina de frutas com 1 colher de sopa de farelo de linhaça ou por iogurte com a mesma quantidade de linhaça (moída) .
Antes de dormir, se estiver fome, tome um copo de leite de soja com biscoito integral, iogurte ou fruta.
Procure sempre comer nos horários certos, mesmo se não estiver com fome. É normal que você sinta mais sede do que o habitual, tome muita água, isto irá fazer com que você sinta menos fome.
Antes de iniciar a sua dieta se pese e anote o peso, faça isso a cada 15 dias, sempre no mesmo horário. Crie uma meta, a quantidade de peso de deseja perder e siga em frente até atingir o seu objetivo.
Mas lembre-se, os hábitos alimentares saudáveis devem ser seguidos por toda a vida para manter sempre o seu peso ideal. É importante se amar mais e ser responsável consigo mesmo.
A atividade física será uma grande aliada na perda e manutenção do peso ideal. Faça caminhadas, suba de escada ao invés de ir de elevador, crie uma rotina de atividades em sua vida. Comece devagar com atividades leves e moderadas.
Uma boa noite de sono e evitar ficar estressado também ajuda muito!
Por Francine Schmidt – Nutricionista
http://www.dietalight.net/2009/08/13/dieta-da-linhaca-ajuda-a-emagrecer-e-traz-beneficios-a-saude/

MAIS INFORMAÇÃO
Os benefícios da Semente de Linhaça
 
É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:

-- Rejuvenescedor
--
Baixa de peso

-- Auxilia no combate a anemia
-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
-- Auxiliar no combate à acne.
-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
-- Vitalidade Física
-- Sistema Digestivo
-- Sistema Nervoso
-- Doenças Inflamatórias
--Retenção de Líquidos
-- Sistema Imunológico
-- Sistema Cardiovascular
-- Funcionamento Intestinal
-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
-- Para combater a agressividade e a obesidade
--
Condições da Pele e do Cabelo

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. 
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
Vitalidade Física:
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.
Baixa de Peso:
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida .
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.
Combate ao Cancer:
de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.
Condições da Pele e do Cabelo:
 Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema .
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro cabeludo e teu cabelo.

Sistema Digestivo:

Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.
Lubrifica e regenera a flora intestinal .
Expulsão de gases gástricos .É um laxante por excelência.
Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.
Sistema Nervoso:
É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos , melhora os problemas de conduta
(esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores
(reanimações naturais) .
Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo.
Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.
Retenção de Líquidos:
O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à
inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

Sistema Imunológico:
A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.
A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.


Sistema Cardiovascular:

 É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
É excelente para regular o colesterol ruim .
O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.
Funcionamento Intestinal:
Para a melhora do funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.
Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas...
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa:
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.

Para combater a agressividade e a obesidade:
duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres. 
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (moa uma xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer) - 3 colheres de sopa de água
Modo de preparo:
Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.

Modo de Usar na maioria dos casos:

Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas
.
http://www.segs.com.br/linhaca.htm
GRÃO DE BICO 

Grão-de-bico te deixa mais feliz

Grão-de-bico espanta a depressão
A leguminosa está lotada de triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina a substância que traz sensações agradáveis. E esse é só um dos seus atributos

por Cida de Oliveira | design Thiago Lyra | fotos Gustavo Arrais


Vamos direto ao ponto: o grão-de-bico não ocupa lugar de destaque no ranking das leguminosas mais populares. Questão de gosto ou questão de preço? É difícil dizer, mas a verdade é que essa espécie custa pelo menos cinco vezes mais do que outro membro da família, o feijão, que também já não é tão assíduo na mesa do brasileiro. A relação custo benefício, porém, vale o investimento. Quem vive meio tristonho sem motivo aparente na certa mudaria de humor se botasse esse alimento no prato com freqüência.
É provável até que nossos ancestrais soubessem desse efeito. Ou então teriam desistido do cultivo da planta, extremamente sensível às condições de clima e solo e também ao ataque de pragas. Hoje quem empresta sua chancela à leguminosa é a prestigiada revista científica internacional Journal of Archaeological Science, que divulgou recentemente trabalho de pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Haifa, ambas em Israel, exaltando suas propriedades.
Por aqui nossos cientistas também dão seu aval ao grão-de-bico, boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas. Leonardo Boiteux, estudioso do centro nacional de pesquisa de hortaliças da Embrapa, empresa brasileira dedicada ao estudo e ao desenvolvimento agropecuário, atribui o alto teor protéico a uma combinação de aminoácidos. Entre eles a estrela é o triptofano, que aparece em grandes quantidades. Essa substância é usada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
"Boas doses desse composto resultam ainda em diversos efeitos fisiológicos, como maiores taxas de ovulação e melhora no padrão de desenvolvimento das crianças", diz o pesquisador. A nutricionista Andréa Penatti Ferreira, que recentemente estudou as alterações químicas do grão-de-bico durante o cozimento para sua dissertação de mestrado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, em Piracicaba, acrescenta que a disponibilidade de ferro é outro diferencial da leguminosa.
A casca do grão-de-bico é rica
em fibras. No entanto, por concentrar também
substâncias que dificultam a
absorção de nutrientes, a maioria das
receitas pede a semente descascada


http://saude.abril.com.br/edicoes/0285/nutricao/conteudo_297611.shtml

terça-feira, 3 de maio de 2011

MEL É DOCE É NATURAL FAZ BEM

Mel
 


"Doce medicina". O mel é um meio de cura excelente no tratamento de feridas.

Certa camponesa cicatrizou com mel a ferida supurante num joelho do filho. Perguntei-lhe por que não empregava nenhum meio moderno e garantido da farmácia. Sorriu pensativa e disse-me que as abelhas eram melhores químicas que os homens. Perguntou-me, por sua vez, se eu não tinha já observado que o mel não contém nenhum bacilo. Parecia muito segura do que dizia.

Está hoje demonstrado experimentalmente que o mel contém algum componente bactericida, embora não tenha sido possível até hoje conhecê-lo. Todos os tipos de mel possuem esta característica, por muito diversas que sejam as flores de que procedam.

 
Portanto é possível que o tal elemento bactericida não proceda das flores, mas sim das glândulas das abelhas, mas atuando rapidamente em proporção reduzida. Sabemos que cada gota de mel contém realmente uma série completa de minerais, vitaminas, fermentos, oligoelementos e matérias nutritivas, podendo provar-se estritamente as quantidades de potássio, sódio, fósforo, cobre e manganês.

É surpreendente como as crianças, por efeito do mel, aproveitam melhor o cálcio da sua restante nutrição, conseguindo ossos e dentes melhores.

Emprego do Mel Como Edulcorante -- O mel é constituído por diferentes tipos de açúcar, sobretudo levulose (açúcar de frutas), dextrose (açúcar de uva) e um pouco de açúcar de cana. Até ao século XVI I era o mel a única matéria doce na nossa cozinha. Foi só com a introdução da cana e da beterraba que o mel perdeu o seu lugar como substância doce. Muitas vezes os diabéticos suportam o mel, ao passo que a mesma quantidade de açúcar branco provoca aumento de açúcar no sangue com o correspondente risco. Até ao presente, ainda não se sabe por que se suporta melhor o mel do que o açúcar refinado. O desaparecimento do mel da cozinha não implicou vantagens sanitárias; pelo contrário. O maior consumo de açúcar branco, pobre em vitaminas e sobretudo em sais minerais, é considerado por alguns bromatólogos perspicazes a causa principal de toda uma série de graves perturbações metabólicas e sobretudo da cárie dentária. O açúcar branco necessita para a sua combustão de consideráveis quantidades de vitamina B1 e de minerais, tais como cálcio e fósforo. Além disso, o açúcar industrial branco já não tem nada de produto natural. Foi muito bem -«depurado» e «refinado» mediante uma série de processos químicos. Para adoçar devíamos utilizar açúcar amarelo de cana ou de beterraba e, ainda melhor, como antigamente, o mel.

O Mel na Prática Médica -- A acetilcolina é uma matéria ativa, constituída por colina e ácido acético, que de combinação com um fermento (estearase) é formada e eliminada pelo corpo. A colina, procedente da acetilcolina, é conhecida como elemento contrário ao desenvolvimento que um efeito redutor exerce nas células em formação protegendo as células já constituídas. O efeito inibidor geral da colina pode ser suma mente eficaz sobre as células cancerosas, que representam sempre células sem amadurecer sobre tudo se simultaneamente se conta com os fermentos necessários para a cisão e formação de substâncias, elementos fundamentais da função metabólica, entre os quais figuram as citadas diástases. Na prática, emprega-se colina e acetilcolina entre os medicamentos destinados a combater o câncer.

Tem dado bom resultado nos cancerosos o consumo diário de uma solução recém-preparada de 100 g de mel em 500 ml de água (meio litro), que se vai tomando aos sorvos, durante todo o dia, ou quando se sentir sede. Esta solução é pouco doce, de modo que se suporta muito bem. Também se lhe pode juntar um pouco de suco de limão para modificar o sabor e provocar o desejo de tomá-lo.

As matérias açucaradas, das quais os melhores expoentes são o açúcar de fruta e portanto o mel, vêm desempenhando desde sempre um papel importante no tratamento das doenças do fígado. Mas deve-se procurar ao mesmo tempo uma ministração abundante de vitaminas e o consumo de alimentos portadores de albulnina de elevado grau (por exemplo, requeijão). Quando um fígado doente já não está em condições de transformar o açúcar de uva em glicogênio de reserva, pode conseguir este do açúcar de fruta. Esta elabora-se e retém 29% do metabolismo hepático para a formação de glicogênio.

No tratamento moderno das doenças da circulação, o mel dissolvido desempenha um papel importante. Também se conseguem bons resultados nos casos de nervosismo, excesso de trabalho, resfriamento (misturado com leite quente), indigestão ou insônia, da mesma maneira que colabora na mais rápida recuperação de forças nos convalescentes.

O mel natural, puro, exerce considerável influência no que diz respeito aos bacilos diftéricos. Emprega-se, esfregando com ele três vezes por dia nas duas amígdalas e fazendo aspirar, também três vezes por dia, mel líquido por ambas as fossas nasais. Em geral, tem-se conseguido êxito absoluto depois de duas semanas de tratamento. Mas quando se emprega mel quente fica reduzido consideravelmente o efeito bactericida e pode até mesmo desaparecer por completo. O mel natural, conservado frio e com pouca luz, não perde estes efeitos medicinais durante muito tempo, mas não deve estar diluído. As soluções de mel perdem em poucos dias a sua capacidade obstruidora contra as bactérias. A luz solar exerce pouca influência no mel por dissolver. As investigações já chegaram à importante conclusão de que o mel não só se opõe à multiplicação das bactérias diftéricas, como também as transforma quanto ao aspecto, coloração e toxicidade, de modo que ficam semelhantes às chamadas bactérias pseudodiftéricas, que para os homens não são causa de doença.

O mel natural levanta barreiras contra os germens piógenos, as bactérias do grupo colitífico, os germens formadores de pigmentos e de esporos, os vibriões e as bactérias diftéricas no seu desenvolvimento e multiplicação. 

http://www.downloadsgospel.com.br/saude/06_mel.htm

ALIMENTOS PARA COMBATER O MAL HUMOR

ALIMENTOS PARA COMBATER O MAU HUMOR



Dê adeus ao nervosismo, à ansiedade e ao cansaço. Coloque em sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza.
ALFACE:Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo, causa depressão, confusão mental e cansaço.

BANANA:Pode acreditar, essa fruta, tão comum em terras brasileiras, diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranquilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia.

MEL:Estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

ESPINAFRE:A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

FRUTOS DO MAR:Quer dar um chega prá lá na tristeza? Abuse das delícias que vem do mar. Elas têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (Omega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.

JABUTICABA:Essa frutinha contém ferro - que combate a anemia - e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam.

LARANJA:Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga.

OVOS:Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas o complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória.

UVA:Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonsides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética.

 

Os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como aguias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Isaaas 40:31